sexta-feira, abril 08, 2005

Profecias para o Rio CArioca

Muitos andam pela rua das laranjeiras sem saber que que esta é pavimentada sobre o Rio Carioca. O Rio, que já foi fonte de água potável para toda a cidade - para escoa-lo que foram construidos os arcos da lapa, para o aqueduto. E por causa dele, principalmente, que reflorestaram as montanhas da nossa cidade. Porque simplesmente sem mata não há água. Hoje esse rio foi escrotizado de todas as formas possíveis. Ele foi assassinado, ou melhor é diariamente, porque as águas circulam, porém sem força para limpá-lo.

Mas isso não durará muito. Em breve descobriremos novas formas de transporte. O asfalto toxico será removido. A população se mobilizará para recuperá-lo. O primeiro rio a ser assassinado pelos cariocas, será o primeiro a ser salvo. Em seguida virão outras artérias fundamentais da cidade, como o Maracanã. Limpando as artérias da Zona Sul, Zona Norte e Baixada, teremos limpo o Coração: A Baía de Guanabara. Aí então, e só então, finalmente poderemos dizer que a humanidade mudou.

Todo dia passo pela rua das Laranjeiras com o coração inconformado (talvez por isso eu morra antes de vê-lo limpo, mas eu queria tanto...) No entanto uma vez sonhei que nadava em suas águas azuis, era um rio largo e limpo, profundo e claro. Era na altura do Mamma Rosa, Rua Alegrete. Eu nadava sob a água, uns dois metros abaixo da superfície, com braçadas vigorosas. Sempre que passo por esse pedaço (diariamente) me lembro do sonho. Talvez por isso não morra tão cedo. Eu tenho um sonho. Eu acredito nele. Eu bebo, me purifico nele.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos salvá-lo?

Anônimo disse...

vamos salvá-lo